Altura: de 50 a 70 cm de comprimento e tem uma envergadura de asas de cerca de 80 a 100 cm.
Longevidade: O tempo médio de vida do Anas acuta pode chegar até os 27 anos.
Predadores: Guaxinim, Tartarugas, Falcões, Peixes grandes, Cobras, raposas e alguns felinos
Alimentação: Alimenta-se de vegetação aquática e de insetos ou outros pequenos animais.
Estado de conservação: Pouco preocupante (estável)
Época de acasalamento: O período de reprodução do Anas acuta ocorre de maio a julho. Reproduz-se nas margens ribeirinhas de lagoas, albufeiras e rios, durante a primavera, realizando uma postura. O ninho é uma pequena cavidade no solo, entre a vegetação rasteira, revestida de pastos e penas. A ninhada é composta por 7 a 9 ovos, cuja incubação dura de 21 a 23 dias. Sendo uma espécie nidífuga, as crias adquirem a capacidade de sair do ninho pouco tempo após o nascimento. No entanto, os primeiros voos são só ao fim de 7 a 8 semanas.
Morfologia
Ave de pescoço comprido, bico pequeno e estreito, possui uma cabeça pequena de cor castanho-chocolate, com uma longa lista branca, que se estende do pescoço até o ventre. A fêmea tem a cauda mais comprida e pontiaguda, o bico cinza escuro, curto e estreito, e plumagem castanha.
Sobre o animal
é uma marreca migratória presente no hemisfério norte, mas que por vezes pode ser encontrada na América do Sul.
Curiosidades: O habitat desta ave varia um pouco consoante a época do ano, podendo-se observar tanto em charcos de terras altas, pântanos de terras baixas, poças e lagoas como também em estuários abrigados, terras inundadas e lagos próximos.
Os patos Anas acuta são conhecidos por suas habilidades de mergulho e podem ficar submersos por até 20 segundos enquanto procuram por comida debaixo d'água.