Longevidade: expectativa de vida estimada em 25 anos
Predadores: Guaxinim, Tartarugas, Falcões, Peixes grandes, Cobras, raposas e alguns felinos
Alimentação: Têm uma dieta variada, que inclui folhas, brotos, algas, sementes, grãos, plantas aquáticas, insetos e pequenos peixes. Sob cuidados humanos, são alimentadas com ração específica para aves aquáticas, além de verduras e frutas.
Estado de conservação: Pouco preocupante (estável)
Época de acasalamento: Geralmente ocorre na primavera e verão, entre os meses de setembro e março.
Morfologia
É um pato que pode variar muito sua cor, porém as mais comuns são preta e branca. O pompom também pode variar de tamanho de formato, desde imperceptivelmente pequeno a um diâmetro de aproximadamente 13 cm.
Sobre o animal
Os marrecos PomPom atingem a maturidade sexual entre os 6 e 8 meses de idade. Essas aves são sociais e costumam ser mantidas em grupos em cativeiro. Durante o acasalamento, o macho atrai a fêmea com movimentos de cabeça, e se ela estiver interessada, imita esses gestos. Os marrecos-pompom têm alta taxa de reprodução, colocando entre 100 e 130 ovos por ano.
Curiosidade: O pompom se forma a partir de uma protuberância de tecido adiposo que sai do crânio por uma pequena abertura.
A origem dessa característica se deu na Índia, há mais de 2.000 anos. Posteriormente, foi levada para a Holanda, onde se popularizou e foi amplamente multiplicada.