Altura: Comprimento: 30 cm de comprimento, 71 cm de envergadura
Longevidade: 10-15 anos
Predadores: gaviões, raposas , cachorros-do-mato, alguns felinos e outros tipos de felinos.
Alimentação: Larvas, crustáceos, gramíneas e plantas herbáceas-aquáticas
Estado de conservação: Pouco preocupante (estável)
Época de acasalamento: Aparentemente reproduz-se no Rio Grande do Sul durante o verão, tornando-se migratória no inverno quando aparece em São Paulo, Minas Gerais, no sul do Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Morfologia
Bico azul-claro, pernas rosadas, o macho tem a cabeça e pescoço pardos, com um faixa escura da coroa à nuca, dorso castanho ferrugíneo, peito rosado com pintas pretas. A Fêmea possui coloração marrom e branco na cabeça, peito marrom e pardo. Em voo, ambos os sexos têm asa escura, com espelho verde e uma mancha branca no centro da asa.
Sobre o animal
Habita as matas alagadas da América do Sul, sendo encontrada do norte da Argentina e Uruguai à Bolívia, Paraguai e Brasil (Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul). Vive aos pares e em grupos de 6 a 8 aves.
É considerado o menor marreco do mundo!
Os chamados de contato das fêmeas parecem um miado de gato e os chamados dos machos são um grito persistente.
Os marrecos-anelados também têm dedos palmados com garras longas e pontudas que se especializam em permitir que os pássaros se sentem em galhos de árvores. Esses dedos especializados são únicos, pois a maioria das aves aquáticas não consegue permanecer facilmente empoleirada em galhos de árvores.