Altura: A Tadorna Tricolor é uma ave aquática de tamanho médio, que pode atingir até cerca de 60 a 70 cm de comprimento com 110cm de envergadura.
Longevidade: A Tadorna Tricolor tem uma expectativa de vida estimada em 25 anos
Predadores: Animais como o guaxinim, tartarugas, falcões, peixes grandes e cobras são os principais predadores das Tadornas.
Alimentação: Uma dieta balanceada que inclui ração própria para aves aquáticas, vegetais e frutas frescas.
Estado de conservação: pouco preocupante (estável)
Época de acasalamento: O período de reprodução da Tadorna comum ocorre entre março e julho. A maturidade sexual da Tadorna comum é atingida por volta dos 2 anos de idade. Tadorna-comum são geralmente monogâmicos. Seu vínculo de parceria geralmente dura vários anos, embora fêmeas e machos muitas vezes deixem a área de reprodução para mudar e hibernar em momentos diferentes.
Morfologia
Sua aparência lembra algo que fica entre os gansos e os patos. A parte superior das asas dessas aves tem uma característica marcante: as rêmiges terciárias formam um espéculo verde, as secundárias e primárias são pretas e as coberturas(asas anteriores) são brancas. Tem uma cabeça preta e parte superior do pescoço com iridescência verde . Possui uma larga faixa peitoral marrom-avermelhada que também envolve o manto. Possui áreas de plumagem preta na linha do ventre, ponta da cauda, duas faixas escapulares e os rémiges (exceto os secundários internos , que também são castanhos).
Há também uma mancha de canela enferrujada na região infracaudal com bordas difusas. Seu bico é vermelho e suas pernas são rosa. Ambos os sexos são semelhantes, mas o macho tem uma protuberância na base do bico como escudo frontal. que junto com o bico aumenta a intensidade de sua cor durante a época de reprodução. As fêmeas têm uma faixa peitoral mais estreita e algumas manchas faciais brancas. Os juvenis não possuem a faixa peitoral e o rostro é manchado de branco. Os indivíduos de cada sexo apresentam coloração ligeiramente diferentes, dependendo da espécie.
Sobre o animal
Os bandos de muda podem ser muito grandes (100.000 no Mar de Wadden), uma vez que a maioria dos casais deixa seus filhotes parcialmente crescidos em uma creche com apenas um ou dois adultos. Esta espécie está associada principalmente a lagos e rios em campo aberto, reproduzindo-se em tocas de coelhos, buracos de árvores, palheiros ou semelhantes. No inverno, é comum em estuários adequados e também em planaltos de marés. Os jovens mergulharão sob a água para evitar predadores e os adultos voarão para longe deles para atuar como isca.